São João del-Rei registra primeiro caso de transmissão comunitária para Covid-19

O município vizinho de Resende Costa, São João del-Rei confirmou o quarto caso para Covid-19, o novo coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, que está estável, cumprindo quarenta domiciliar. Ele é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde e por um médico particular. Ainda de acordo com a pasta, o paciente não tem histórico de viagem nem vínculo epidemiológico. Isso indica que a infecção ocorreu por transmissão comunitária. No entanto, por ética profissional a Secretária de Saúde não divulga nome, idade ou local de trabalho do paciente. Os outros três pacientes testados positivos para o novo coronavírus em São João del-Rei já receberam alta.

São João del-Rei soma 199 casos notificados para a doença. O número de descartados subiu para 45, incluindo dois óbitos. As informações são do último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 15 de abril. Mais 8 casos incluindo dois óbitos aguardam resultados dos exames laboratoriais. Ainda segundo o documento, três pacientes encontram-se em internação. Dois na Santa Casa da Misericórdia e 1 no Hospital Nossa Senhora das Mercês.  o município também possui 139 casos notificados, que não tiveram amostras coletadas; isso por apresentarem síndromes gripais. O Ministério da Saúde recomenda que todo quadro gripal com febre, acompanhada de tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória seja considerado suspeito para Covid-19. Ainda assim, esses pacientes são acompanhados pela pasta de Saúde e precisam manter a quarentena.

 O último boletim epidemiológico de Resende Costa foi divulgado na segunda-feira, dia 13 de abril. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o município possuí 51 notificações, sendo que quatro casos foram descartados para a doença. Os outros casos são acompanhados pela secretaria, por apresentarem síndromes gripais.