Resende Costa descarta quinto caso para Covid-19; município segue sem nenhum caso confirmado

No final da tarde da última quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa divulgou nova atualização do Informe Epidemiológico, que apresenta os números de notificações, de exames em análise, casos descartados e confirmados para a Covid-19 no município. De acordo com o boletim, não há nenhum caso confirmado de Covid-19 em Resende Costa. Até o momento, 5 casos de pacientes suspeitos foram descartados após resultados de exames específicos.

A nova atualização do boletim apresenta um ligeiro aumento no número de notificações: 60 - uma notificação a mais do que a registrada no último informe epidemiológico divulgado no dia 20. Vale ressaltar, porém, que de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde, casos com qualquer sintoma relacionado à gripe deverão ser notificados. No entanto, pacientes que apresentarem sintomas mais graves e semelhantes aos da Covid-19 poderão ter material recolhido para exame.

Na região

 

De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, divulgado nesta quarta-feira, dia 22 de abril, o município têm 217 notificações para a Covid-19. Desses, cinco casos foram confirmados para a Covid-19, 59 foram descartados – incluindo 4 óbitos que testaram negativo para a doença. Outros três casos aguardam resultados de exames laboratoriais – os três estão em internação hospitalar e 150 não fizeram testes por apresentarem síndromes gripais. O Ministério da Saúde recomenda que todo quadro gripal com febre, acompanhada de tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória seja considerado suspeito para Covid-19. Ainda assim, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esses pacientes são acompanhados pela pasta e precisam manter a quarentena.

Dos cinco casos confirmados, os três primeiros já foram liberados da quarentena. O quarto caso foi confirmado no dia 15 de abril, trata-se de um paciente do sexo masculino, 33 anos, que está estável, cumprindo quarenta domiciliar, o caso foi confirmado no paciente que prestava serviço em Resende Costa. Já o quinto caso confirmado no dia 21 de abril é de uma paciente do sexo feminino, 63 anos, residente em São João del-Rei, e que permanece em internação hospitalar na Santa Casa da Misericórdia desde o dia 14/04/2020. Seu quadro clínico é estável. Os dois pacientes não apresentam histórico de viagens para locais com casos confirmados da Covid-19. O que classifica os casos como contaminação por transmissão comunitária. No dia 17 de abril, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde reafirmou que o município tem transmissão comunitária, ou seja, o coronavírus está circulando junto com outros vírus respiratórios.

Ainda de acordo com o boletim desta quarta-feira, dia 22, três pacientes encontram-se em internação na Santa Casa da Misericórdia, sendo dois de São João del-Rei e um de município vizinho. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, dois pacientes suspeitos estão internados: um da cidade e outro da região.

Colaboração: Jornal das Lajes