Processo Seletivo do IF Sudeste MG será gratuito e sem provas presenciais 

Atuando de forma remota desde março deste ano, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais se prepara para uma nova maneira de selecionar alunos para o primeiro semestre de 2021. Devido à pandemia de Covid-19, as inscrições serão gratuitas. E de acordo com a instituição, buscando eliminar qualquer possibilidade de contágio pelo novo Coronavírus, não haverá provas ou qualquer etapa presencial. As novidades valem para cursos de todas as modalidades: técnicos, de graduação e de pós-graduação, em todos os campi participantes. 
Com isso, a classificação dos candidatos ocorrerá de diferentes formas: análise de currículo, no caso dos cursos técnicos; nota do Enem ou SiSU, para os cursos de graduação; e avaliações remotas, no caso dos cursos de pós-graduação. Os cronogramas de cada modalidade, assim como cursos e vagas, serão divulgados com o lançamento dos editais, em dezembro. 
A previsão é de que as inscrições para o Processo Seletivo do IF Sudeste MG comecem em janeiro de 2021. Assim como nas seleções anteriores, poderão ser feitas pela internet, no endereço copese.ifsudestemg.edu.br. Ao fazer a inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar o documento que comprova suas notas. 
O IF de São João del-Rei oferece vagas para dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cinco cursos técnicos, cinco cursos de graduação, três cursos de pós-graduação, e dois cursos de formação inicial e continuada.