Lagoa Dourada realizará, nos dias 16 e 17 de setembro, a VII Festa do Rocambole e Mostra Cultural 2017

A primeira edição da Festa do Rocambole e Mostra Cultural aconteceu em 2009 e, desde então, vem se consolidando como importante ação de valorização e divulgação da cultura de Lagoa Dourada. “Em 2009 foi realizada a I Festa do Rocambole e Mostra Cultural, não só para promover o já consagrado rocambole, mas com o intuito de divulgar e valorizar a produção artesanal e cultural do município em todas as suas potencialidades. Foi uma festa com ampla repercussão regional, com shows e grande participação popular”, informou Climene Pereira Dutra de Resende, secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Lagoa Dourada.

Neste ano, a festa acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, na praça Irmã Gabriela, com entrada franca. A programação contará com exposição de produtos locais, como artesanatos, móveis em madeira de demolição e, não poderia faltar, o delicioso Rocambole de Lagoa Dourada, que será degustado durante todo o domingo, 17.

Climene Resende falou ao JL sobre a programação da VII Festa do Rocambole e Mostra Cultural 2017: “Teremos shows regionais, apresentação da banda Lyra Lagoense, grupos de Folias de Reis regionais e do grupo Teatro da Pedra, além da inédita parceria especial com o “SENAC Móvel” que estará com sua carreta durante a semana em que o evento será realizado, ministrando oficinas gastronômicas ao público. Nas oficinas serão utilizados alguns produtos do município (inclusive doces diferenciados para recheio do próprio rocambole), decoração de bolos, produção de salgados, doces de frutas cristalizadas e outros”. A secretária destacou o objetivo principal do evento: “O evento visa a promover, valorizar e divulgar o que há de bom em Lagoa Dourada e o que a população produz, motivo de orgulho para o município e de reconhecimento nacional”.

Bem inventariado

O modo como é feito o rocambole é inventariado pelo município desde 2007, conforme explica Climene: “Faz parte do patrimônio cultural imaterial de Lagoa Dourada, portanto deve ser preservado. O rocambole se tornou o símbolo da cidade, sendo marca registrada do município e de obrigação da Prefeitura Municipal e demais secretarias incentivar a produção do mesmo. Promover uma festa voltada para a quitanda é, portanto, promover os produtores locais, beneficiando a cidade como um todo. Através do protagonismo do rocambole perante o município, fortalecemos nossa economia em todos os setores”.

Climene afirma que a Festa do Rocambole está se consolidando como importante evento de valorização e divulgação da cultura de Lagoa Dourada, especialmente a gastronomia. Ela acredita que em longo prazo a festa trará ainda mais benefícios à cidade. “É de interesse ímpar dos nossos expositores associarem suas marcas a um projeto que objetiva desenvolver e preservar nossa cultura, sendo uma iniciativa bem vista pelos consumidores. Para a nossa população é vantajoso que esta festa se fortaleça, trazendo crescimento à economia municipal, formando uma cadeia produtiva que gera emprego e renda, além de entretenimento”, diz a secretária de Cultura.

De acordo com Climene Resende, a Festa do Rocambole de Lagoa Dourada é o evento de maior expressividade cultural do município, estando presente no calendário do Circuito Gastronômico da Trilha dos Inconfidentes.

Categoria