A primeira fase do Campeonato Mineiro Módulo II chegou ao fim no último fim de semana. A região do Campo das Vertentes foi representada no campeonato pela equipe do Athletic Club, de São João del-Rei. O retorno do Esquadrão de Aço ao futebol profissional aconteceu em 2018, quando o clube foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro e conquistou acesso ao Módulo II.
O Athletic começou bem o campeonato, mas caiu de rendimento ao longo da comeptição. O último jogo da primeira fase era primordial para o clube de São João del-Rei garantir sua permanência no Módulo II do estadual. O Athetic Club foi até o estádio Soares de Azevedo em Muriaé para enfrentar o Nacional. Com a dura missão de vencer fora de casa, o time do Athletic construiu um placar elástico no primeiro tempo. Edson Zezão abriu o placar aos 17 minutos e ampliou aos 31, Matheus marcou o terceiro da equipe de São João del-Rei aos 34. O Nacional de Muriaé diminuiu aos 39,com gol de pênalti marcado por João Willian. Nos acréscimos da etapa inicial, Matheus marcou o segundo dele e o quarto do Athletic.
Na volta do intervalo, o Nacional de Muriaé tentou correr atrás do prejuízo e marcou por duas vezes. Elder balançou as redes de Gilson, arqueiro do Athletic, aos 3 minutos e aos 35 da etapa complementar. No final, melhor para o Esquadrão de Aço que assegurou a vitória por 4x3.
Com o resultado, o Athletic terminou em sétimo lugar com 14 pontos. Dois a mais que o Uberaba que foi rebaixado, e três a menos que o Nacional de Muriaé, que ficou em quarto lugar, com 17 pontos. O Técnico Cícero falou sobre a campanha do Esquadrão de Aço que teve 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. "A gente já sabia que o campeonato seria muito difícil e equilibrado. Nós ficamos bem no meio da tabela, com três pontos para classificar para as semifinais e três pontos de rebaixar. Não estamos querendo enganar ninguém falando disso, mas se a gente tivesse tido um pouco mais de sorte em algum dos jogos estaremos hoje classificados".
O Técnico Cícero também comentou sobre a estrutura e os planejamentos do clube de agora em diante. "Os atletas já foram embora. A maioria não tem mais vínculo com o clube, porque é iniviável ficar matendo por oito meses os salários e moradia sem disputar competição. Isso é uma fala do futebol profissional, os times pequenos disputam apenas durante quatro meses as competições. O time do ano que vem deve se apresentar final de dezembro ou no início de janeiro, não tem outra solução", explica o técnico Cícero Júnior.
O campeonato continua com os jogos das semifinais: Coimbra enfrenta o Nacional de Muriaé, e Uberlândia enfrenta o Serranense. Ainda sem data definida das partidas.
Além de Tricordiano que desistiu da competição e foi rebaixado automaticamente para a segundona do estadual, o Uberaba também caiu com 12 pontos, mesmo número de pontos do América To, que escapou pelo saldo de gols. O Uberaba teve saldo negativo de 3 gols, e o América TO, menos 2.